• +55 61 3041 5511
  • contato@agenciach4.com
RESUMO | Veja as 9 principais sacadas do Digital Camp Brasília

RESUMO | Veja as 9 principais sacadas do Digital Camp Brasília

Seres humanos que habitam nossa Terra, nossa equipe está sempre participando de cursos, palestras e capacitações na área de comunicação, marketing digital, design e empreendedorismo. Desde o último curso sobre Marketing Digital Político trazemos um compilado do que foi o curso e as principais sacadas que destacamos de cada atividade.

No texto de hoje vamos falar sobre o Digital Camp – Curso Intensivo de Marketing Digital, promovido pela Mind School e que está rodando o Brasil com o melhor do Marketing Digital. O curso é ministrado pelo Jefferson Zysko, Big Boss da MindSchool e criador do blog publicitário Café com Galo.

O curso aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, com duração total de 16 horas. Além da exposição teórica e prática, foram realizadas atividades em grupo que aproximaram os alunos da realidade do mercado.

Aqui vamos abordar as principais sacadas que tivemos no evento. Estão preparados? Então vamos lá!

Sacada #1
O Brasil é o 7º país do mundo que mais acessa a internet. São mais de 120 milhões de brasileiros com acesso médio de 3h33 por dia. Sabe o que isso significa? Pensar no digital hoje é essencial para o seu negócio! Tem gente que diz até que a Era Digital já era, já vivemos ela e agora estamos entrando em um outro mundo em que o digital já faz parte da nossa vida.

Sacada #2
Dos milhões de acessos diários no Brasil, 64% utilizam o smartphone, 48% o notebook e 45% o desktop. Contudo, mais importante do que conhecer esses números é saber que 57% do uso é combinado entre dois ou mais meios. Ou você nunca assistiu um episódio de MasterChef Brasil na TV e publicou no Twitter “Que prato delicioso! Amei! #MasterChefBR”?

Sacada #3
Conteúdo ainda é o queridinho do Marketing Digital. Sem conteúdo a sua marca não consegue chamar atenção das pessoas e, consequentemente, não tem mercado. Construa um conteúdo rico e que esteja de acordo com os interesses e necessidades da sua buyer persona.

Sacada #4
Os influenciadores são ótimas mídias e vão te ajudar a atingir um público bem específico. E, ainda (eu disse ainda), não é uma mídia cara. Ser citado por um YouTuber ou Snapchater que tem mais de 2 milhões de seguidores é muito mais interessante do que um anúncio offline.

Sacada #5
Já venho dizendo há pelo menos uns 3 anos: “o vídeo é a mídia do futuro”. Mas, eu estava errado. O vídeo é a mídia do presente. Não é à toa que as novidades que encontramos no digital estão relacionadas a conteúdos audiovisuais. Veja: Instagram Stories, Facebook Live, 360º, entre outros. Aprofunde seu conhecimento nessas novidades e deixe a criatividade surgir!

Sacada #6
Planeje, planeje e, se possível, planeje! Muitos clientes não têm paciência para planejamento de campanha ou planejamento de marketing digital e isso faz com que muitas agências ignorem essa etapa. É nessa etapa que será definido o norte para qual serão apontadas as ações e estratégias do Marketing Digital. É no planejamento que você vai conhecer o mercado, a concorrência, os clientes, a buyer persona, o público-alvo, a gestão interna da organização, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades… Enfim! Uma infinidade de perguntas são respondidas após um planejamento bem feito.

Sacada #7
Você já ouviu falar no Teste A/B? Ele, resumidamente, nada mais é do que você testar a sua ação para dois públicos diferentes. Espera aí, não entendeu? Eu explico.

Vamos supor que você tenha que enviar um e-mail para seus 1.000 clientes falando de um novo produto da sua loja. Ao invés de você enviar um único e-mail para todos os seus contatos, você divide a lista no meio. Desses 50% você divide em 25% e 25%, cada um vai receber um e-mail diferente falando sobre a mesma coisa.

Depois de enviar o e-mail original, você faz pequenas alterações como a cor do botão de compra, a headline do e-mail, as palavras no corpo do texto, e envia para as outras 25% pessoas da sua lista.

Analise os dois e-mails e veja qual obteve maior resultado de conversão e taxa de abertura. Se tiver sido o e-mail B, você manda o e-mail B para os 500 restantes da sua base. Isso vai, supostamente, fazer com que seu e-mail seja aberto mais vezes do que o outro que poucos abriram. Interessante, né? Faça o teste!

Sacada #8
O e-mail ainda não vai acabar. Os jovens de hoje que não usam o e-mail terão que um dia trabalhar com ele. Seja no trabalho, faculdade, etc. Porém, acredito que novas plataformas e ferramentas (veja o Slack) podem revolucionar a utilização dos tradicionais e-mails. Entretanto, mais do que enviar e receber mensagens o e-mail é hoje uma poderosíssima ferramenta de identificação. Sem ele você não faz quase nada na internet. Por isso o e-mail marketing é muito eficiente.

E isso foi visto no curso:

  • A probabilidade de você conquistar um click em um e-mail é 6x maior do que em um tweet.
  • E-mail tem a maior taxa de conversão, cerca de 70%, comparado com as mídias sociais
  • Uma mensagem tem 5x mais probabilidade de ser vista no e-mail do que no Facebook
  • Mais de 90% dos adultos usam e-mail. Desses, 61% usam diariamente.

Sacada #9
Pense responsivo! Ou melhor, primeiro pense no mobile e depois pense nos outros formatos. No Brasil existem mais celulares do que pessoas. No mundo existem 2,6 bilhões de celulares a mais do que escovas de dente (4,2 bilhões). Com isso, os investimentos em publicidade móvel devem crescer 46% até 2018 só no Brasil.

Sacada #EXTRA!
Para finalizar, trouxe uma sacada extra para vocês! Não é bem uma sacada, eu diria que é uma visão de futuro. No curso foi mencionado O FIM DA GOOGLE! Isso mesmo, você imagina uma das maiores empresas do mundo acabando? Pois bem, muito além disso, não só a Google vai acabar como o Facebook vai comprar a Google e conquistar quase que a totalidade da internet.

Se isso fosse um jogo de War ele ia conquistar 24 territórios e acabar com o exército branco.

É, meu caro! Durma com essa…

Mas, é óbvio que ainda há muitas controvérsias, muitas dúvidas e cogitações. O que sabemos hoje é que nem uma nem outra quer ficar para trás, as inovações quase que diárias das gigantes da internet mostram essa realidade.

Caríssimo leitor, termino por aqui esse resumo do que foi o Digital Camp – Edição Brasília. Espero que tenha lido o texto por inteiro e extraído muitas ideias inovadoras e iradas para o seu negócio ou para a sua agência.

Obrigado e até a próxima aventura!

About the Author
Felipe Chaves

Formado em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília e pós-graduando em Marketing e Gestão pelo IESB, Felipe Chaves atuou por 2 anos no Movimento Empresa Júnior como Diretor de Marketing da Facto - Agência de Comunicação e Coordenador de Relações Institucionais da Federação de Empresas Juniores do DF. Hoje é sócio da Agência CH4 e se considera um empreendedor serial. Tem como propósito de vida impactar a sociedade por meio do empreendedorismo.

Deixe um comentário