• +55 61 3041 5511
  • contato@agenciach4.com

Preciso mensurar minhas redes sociais?

Se você respondeu que sim, acertou! Pesquisa feita pela Revista Exame, em abril de 2012, mostra que o Brasil é o quinto país mais conectado à rede mundial de computadores. Ao todo são cerca de 82,4 milhões de internautas – o que equivale a 45% da população. Desses, 86% estão conectados às mídias sociais, afirma análise do Portal AT2D feita em junho de 2012.

Com grande participação do público nas mídias sociais, as empresas começaram a perceber que esse novo meio é um ótimo canal de comunicação com seu público. Ele permite não só a integração, mas entender as preferências e opinião do público em relação à empresa. O Guaraná Antártica e a Skol, por exemplo, já utilizam as mídias sociais para interação com o público e são as duas empresas que mais possuem curtidas no Brasil. Até órgãos governamentais como a Secretária da Fazenda do Distrito Federal desenvolveu em sua página no Facebook um caminho para emissão de pagamentos do IPTU e IPVA.

Entretanto, ter muitos seguidores ou curtidas nem sempre significa que sua marca passa boa imagem ao público. Para perceber e mensurar o quanto a marca realiza comunicação de maneira efetiva, existem diversos sites de mensuração tanto para o Facebook quanto para o Twitter, Instagram e outras mídias sociais.

O próprio Facebook possui gráficos de mensuração das páginas. Se ela tiver mais de 30 curtidas, o site informa a quantidade de pessoas que falam da empresa, quantas curtiram nas últimas semanas, qual o percentual de crescimento e qual a influência que a marca tem. Recentemente o Twitter acrescentou as estatísticas ao seu site. Agora, os usuários do microblog conseguem, de maneira fácil e completa, mensurar seus tweets e o alcance que cada um possui diante de sua gama de seguidores. O Instagram ainda não ofereceu aos seus usuários uma plataforma de mensuração prória, mas existem ferramentas paleativas como o Instamizer que possibilita realizar esses relatórios e até agendar publicações.

Toda participação de uma empresa nas mídias sociais só é bem feita se o público participa ativamente. O importante é avaliar de que forma os usuários estão interagindo e quais são as maneiras de aproximar ainda mais a organização do seu público.

Para maiores informações sobre a importância da mensuração nas mídias sociais e de que forma elas podem impactar as empresas envolvidas, assista o vídeo.

About the Author
Felipe Chaves

Formado em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília e pós-graduando em Marketing e Gestão pelo IESB, Felipe Chaves atuou por 2 anos no Movimento Empresa Júnior como Diretor de Marketing da Facto - Agência de Comunicação e Coordenador de Relações Institucionais da Federação de Empresas Juniores do DF. Hoje é sócio da Agência CH4 e se considera um empreendedor serial. Tem como propósito de vida impactar a sociedade por meio do empreendedorismo.

Deixe um comentário