• +55 61 3041 5511
  • contato@agenciach4.com
Adobe Spark: o outro lado da moeda

Adobe Spark: o outro lado da moeda

A Adobe Systems Incorporated Inc., criadora de importantes softwares de edição de imagem e vídeo como o Photoshop, Illustrator, Indesign, Premiere, entre outros, acaba de lançar um novo programa chamado Spark. O objetivo desse software é possibilitar que leigos construam designs interessantes e rápidos, sem se preocupar se é uma animação, gráfico, vídeos e até sites.

Claramente a Adobe quer abrir ainda mais o seu leque de serviços e atingir aquelas pessoas que não possuem nenhum tipo de estudo ou experiência em Comunicação Visual. Pequenos empresários, autônomos e subcelebridades da internet são o público-alvo dessa nova ferramenta.

Mas, nem tudo é tão drástico como pensamos. Logo de cara vimos em alguns blogs e comentários nas redes sociais, mais especificamente em páginas destinada aos designers gráficos e publicitários, que essa nova ferramenta iria cada vez mais acabar com a profissão e possibilitar que qualquer um fizesse uma diagramação bonita para suas postagens nas redes sociais.

Alguns relatavam “raiva” e “boicote” à detentora do Photoshop. Outros diziam que existe mercado para todo mundo e que não se preocupavam com o lançamento do Spark.

Para nós, o desenvolvimento comunicacional de uma organização vai muito além de uma simples peça gráfica ou de um simples site. A Comunicação Organizacional, área que defendemos e atuamos, acredita que toda organização precisa de uma comunicação integrada, onde as vertentes e os instrumentos da comunicação conversam de forma una e harmônica.

 

Adobe Spark

 

Assim, toda essa comunicação deve ser engajada e direcionada a partir de um Planejamento Estratégico de Comunicação, que, em consonância com as demais áreas da empresa e da administração empresarial, apresentará as estratégias e ações que a organização definirá para atingir seus objetivos e o público-alvo determinado.

Sempre acreditamos e acreditaremos desde que nos comprovem por A + B, que a Comunicação é a área mais importante dentro de uma organização, que sem ela os executivos não conseguem de forma eficiente e eficaz superar os problemas organizacionais.

Desta forma, realmente concordamos que existem espaços no mercado para todo mundo, mas não é um aplicativo como o Spark que vai transformar a profissão de comunicador ou de designer. Muito pelo contrário, a nova ferramenta vem para somar e mostrar aos empresários e nossos clientes que se preocupar com o investimento na Comunicação é tão importante que a Adobe está facilitando esse acesso e mostrando que nem tudo é tão simples quanto parece.

Nunca podemos esquecer que trabalhar com Comunicação é muito mais complexo do que só fazer arte para o Facebook. E nós, comunicadores, publicitários, designers devemos mostrar aos nossos clientes e à comunidade de uma forma geral que somos importantes sim e insubstituíveis.

About the Author
Felipe Chaves

Formado em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília e pós-graduando em Marketing e Gestão pelo IESB, Felipe Chaves atuou por 2 anos no Movimento Empresa Júnior como Diretor de Marketing da Facto - Agência de Comunicação e Coordenador de Relações Institucionais da Federação de Empresas Juniores do DF. Hoje é sócio da Agência CH4 e se considera um empreendedor serial. Tem como propósito de vida impactar a sociedade por meio do empreendedorismo.

Deixe um comentário